sábado, 29 de novembro de 2008


Sábado, 29 de Novembro de 2008  
Dedada no dos outros é refresco

   Não sou eu quem está inventando. Está em todos os meios. O Instituto Nacional do Câncer vem desaconselhando o exame de toque retal, que vem a ser a velha "dedada no fiofó" (lá nele, diga-se de passagem) e também o exame de PSA. Ou seja: o sargento Isidório, acho que ex-deputado estadual, tinha razão quando levou a dedada e chiou parecendo porco quando vai para o abate. Disse em plenário que estava um caco.
   Vocês lembram a dor de cabeça que me deu uma crônica teclada e postada aqui mesmo, neste espaço sobre o tema?
  Foi há 5, 10, 15 anos? Seu Lio, nosso revisor aqui do jornal sabe, pois ele foi o único a me defender dos impropérios do homem, assim que soube do caso lá na Assembléia Legislativa. Lembre que ele denunciou aos seus pares - onde é possível que alguns... deixa para lá -, tinha sido violado, estava envergonhado, traumatizado e principalmente decepcionado, pois o médico nem para dar uma palmadinha nas costas, de consolo, depois de ter cometido o ato (quer dizer, o procedimento). Flor e telefonema no dia seguinte, nem pensar. Médico mais insensível.
   Agora que os pesquisadores deram o aval, todos os frouxos e preconceituosos vão tirar o reto da reta. Com isso vai morrer uma cacetada, pois os pesquisadores informam que 25 por cento dos tumores que afligem o homem têm correlação com a próstata. E que, a cada 24 minutos, no Brasil, um machão morre por causa de câncer na próstata. É pouco ou quer mais?
   Eu não tenho nada disso. Só não vou ao proctologista é todo dia (por causa das más-línguas, hahaha! Pega mal). Os fofoqueiros iriam dizer que estou mesmo é viciado no toque e os mais sacanas irão me acusar de uma ligação perigosa com o médico. Aliás, se vissem o médico que freqüento (freqüento é forma de dizer, pois a palavra freqüentar tem uma conotação de assiduidade e o que quero passar é que vou lá anualmente.... olha... deixa pra lá... explicar é complicado) morriam, aí sim, de medo, O cara tem as mãos do tamanho de uma pata de elefante e se não fosse jeitoso E PROFISSIONAL, viu seu maldoso, estropiaria qualquer filho da mãe.
   Lembro que na primeira vez fui lá, indicado pelo meu cardiologista e pesquisador doutor Juarez Brito (rei de New Orleans), levei um susto e quase me pico. No aperto de mão deu tremedeira e eu disse:
  - Doutor, não vou agüentar!
   Ele me tranqüilizou: "Gueeenta!". E conversa vai, conversa vem o cara mandou brasa. Não fiz uuiii! Aaaiiii! Valei-me Jesus, porque macho que é macho agüenta essas vicissitudes sem chiar. Quem chia é mulherzinha ou fresco.
   Foi, na época, o que faltou ao sargento Isidório, quando o médico enfiou lá no seu isidoro. Não agüentou. E ainda ouviu chiste do médico:
  - Se não agüenta, véio... por que veio?
   O deputado, vocês lembram, disse que tinha ido ao inferno em vida e que seu (lá dele) zé-de-obrá estava ardendo parecendo que tinha comido pimenta malagueta. Agora os cientistas mostram que ele tinha razão. Não era preciso enfiar, digo, atochar o seu (lá dele) toba. Vá ver que o médico era simpatizante do PFL e se vingou invadindo o reduto do petista. Também o PT anda botando no de todo mundo...


  
Jolivaldo Freitas é escritor e jornalista. e-mail: jolivaldo.freitas@yahoo.com.br

______________________________________________________________________