Do blog de Paixão Barbosa
POLÍTICA & CIDADANIA
O Vale do Itajaí inundou de novo. As enchentes já tinham causado, até a noite da quarta-feira, 97 mortes e deixado milhares de famílias desabrigadas apenas em Santa Catarina. Mortes e famílias ao desabrigo também em outros Estados. Cá, no Nordeste velho de guerra, é a estiagem que volta a matar (não se sabe quantos, tal é a miséria) e a desalojar milhares de famílias que saem à procura de locais onde haja água para beber.
A ação dos governos estaduais e federais responde ao clamor público e o presidente Lula sobrevoou as áreas inundadas de Santa Catarina para, depois, anunciar com o rosto compungido e quase choroso, a liberação de uma verba de R$ 1, 970 bilhão que será destinada a reparar os danos do excesso de chuvas e da carência das mesmas. É isto mesmo, os sedentos nordestinos também foram lembrados.
O ponto, porém, não é este. A questão é: será tão louvável assim esta ação emergencial, mesmo que ajude a minorar os prejuízos sofridos? E as vidas que já se perderam e as que ainda se perderão?
<< Home