sábado, 5 de julho de 2008


Uns caras estranhos

 

 

Jolivaldo Freitas

 

 

Ando morrendo de medo de assistir novela e outros programas ou de encontrar conhecidos nas ruas e nos shoppings, pois ninguém tem mais coragem de andar à toa por aí. Meu receio é de não poder dormir, com medo de assombração. Eu, que desde pequenino tenho medo de careta. É que os artistas e aqueles seres comuns, classe média, que têm um plano de saúde ou uma graninha sobrando, vem se entregando, sem resistência, à ditadura do fashion ou à busca da fonte da juventude.

     Como ainda não descobriram esta fonte, coisa que Yañez Pizón e tantos outros desbravadores andaram atrás, desde as florestas da América Central até a região amazônica, a medicina em conluio com a estética achou um termo: lifting, botox e cirurgia de redução do estômago. Os consultórios e clínicas estão cheios de gente em busca dos anos perdidos, ainda mais que os procedimentos baratearam de preço e veja que tem aplicação de botox de 100 reais. Uma lipoaspiração pode sair até por módicas mensalidades de 120 reais.

      Então eu estava assistindo a um filme e quando terminou passei de vez para outro canal, sem respirar antes. Foi quando me deparei com Elza Soares cheia de botox e pensei na série Jornada nas Estrelas, aonde uma nave estelar vai ao espaço até onde ninguém jamais esteve. Achei que ela ganharia qualquer Oscar de caracterização de ser extraterrestre. Na mesma hora mudei para um canal de amenidades e me bato com Nizan Guanaes, que fez cirurgia de redução de estômago. Nizan estava com ar triste, mesmo tentando ser engraçado. Eu estava acostumado com ele com os cabelos meio encaracolados, gorduchinho, genial e risonho. Acho que a comida está fazendo falta ao seu bom humor.

     Mudei para a novela e vejo aquela atriz, que não lembro o nome, mas que é mulher de Tarcísio Meira, falando com os beiços parecendo bico de pato. Chega a dar agonia, pois não consigo tirar os olhos dos lábios que foram engrossados e então ela faz diálogo com outro ator, que minha memória está danada e não me faz lembrar o nome e o cara está estranho. Já na novela das sete vejo Cristiane Torloni, de saudosa memória, que me fez colar tantas páginas da revista Playboy, tão plastificada que pensei o que será que estaria achando aquele ex-marido dela, cujo nome teimo em não lembrar, que era psicanalista e tinha até um programa de análise via Embratel para o povão.

     Então vejo numa coluna social, não sei de Janete Freitas, Lena Lebram, July, Michel Telles, Gilka Maria, Regina Coeli, Terezinha Cardoso (estou aproveitando para fazer exercício de memória) uma socialite que deve ter no mínimo 70 anos, mas com uma carinha de 69, com a pele branca parecendo frango congelado. Decidi dar um tempo, desliguei a televisão, pois se passa mais um tempo eu terminaria por decidir tirar a barriga, que deu tanto trabalho para criar, com barris e barris de chopp, picanhas, maminhas, alcatras, maionese, Coca Cola, lasanha, mocotó, mugunzá, fato, dobradinha, pizza alho e óleo e até filet au poivre ou uma bela feijoada, daquelas de comer e chamar a ambulância, ia procurar os especialistas e fazer um mutirão para:

1 – Colocar botox

2 – Fazer plástica

3 – Me submeter à lipoaspiração

4 – Reduzir o estômago

5 – Implante capilar

6 – Cirurgia de redução da bocha (a pele que fica abaixo do olho) como dizem os gaúchos

7 – Alongamento peniano (nunca estaremos satisfeitos com a centimetragem que temos)

8 – Implante dentário

9 – Peeling

10 – Colágeno

 

      Imaginei que além de ser caro, muito mais que tunar (dar uma guaribada ô seu néscio) um carro, não daria certo. Poderia ficar um cara bonitão, mas triste e sem saber onde começava a cara e onde terminava a bunda. Melhor não mexer. Tem dado tudo certo. Rsrsrsrsrs.

______________________________________________________________________