segunda-feira, 19 de novembro de 2007


O “cala boca” que o ditador levou do Rei

Jolivaldo Freitas

 

Caracas! O Rei. Um rei mesmo, destes de verdade. Não estes reis que pululam por aí, tipo Roberto Carlos (da MPB), Pelé (do futebol), Paulo Coelho (dos livros); e muito menos aqueles outros reis, como Fernandinho Beira-mar (dos Tóxicos e Entorpecentes) ou Ray Charles (vixe!... não deu resistir!), levantou-se sobre seus sapatos de verniz e de dedo em riste na cara de Hugo Chavez, nosso, lá neles, histriônico presidente vitalício da Venezuela disse firme, forte, olhando nos olhos: -"Cala-te".

    E o infiel calou e o "caluda" calou forte no peito. Foi durante a Cúpula Ibero-americana de Santiago do Chile. O rei espanhol Juan Carlos I, cuja mulher é um museu em Madrid (o Reina Sofia onde estão as principais obras de Picasso, Miró e Salvador Dali e cujo acervo vale mesmo os 12 euros que se paga para ver), perdeu a paciência quando o amigo e herdeiro de Fidel Castro - que pretende transformar Havana na capital venezuelana - insistia em acusar o ex-chefe de Governo da Espanha José María Aznar, de ter apoiado um golpe de Estado na Venezuela em abril de 2002. Chavez não gosta de golpe.

   O clima ficou péssimo, mesmo com Huguinho tendo o apoio dos amigos Zezinho (Evo Morales, da Bolívia) e Luisinho (Lula, do Brasil). Deu até uma certa peninha (tô que tô) ver que o venezuelano levou um susto e quando tentou responder....é a sua!....seu fio da!...seu...seu! já era tarde, que rei nenhum vai ficar esperando resposta desaforada de um plebéu qualquer.

      O rei Juan Carlos foi saudado como verdadeiro herói pela comunidade monárquica nacional. Não se iluda achando que depois que Dom Pedro se picou do Brasil a monarquia acabou. Não! Nada disso! Como uma cigarra que leva um ano escondida embaixo da terra, se alimentando da seiva e no Verão aparece, canta, explode e se perpetua saindo da casca e depois voltando a se recatar, a monarquia ainda está nas veias. Não somente da família Orleans e Bragança, que se entoca em Petrópolis, lá na aprazível e monáquica serra do Rio de Janeiro.

     Os monarquistas estão espalhados por aí, mas foi no Rio Grande do Sul, que de vez em quando coloca um novo monarquista na Assembléia Legislativa de lá, que as palavras do rei espanhol "cala-te plebéu" cracou mais forte no peito dos seus simpatizantes. Eles dizem que há muito tempo não aparecia um rei tão macho. Macho ao ponto de envergar os costados daquele que tem feito o governo brasileiro rastejar mais que lesmas em busca de proteína, o que convenhamos, é um pouco de exagero: sabemos que Hugo Chavez e Evo Morales têm sacaneado com nosso presidente , Luis Inácio Lula Lelé  (não sei porque invoquei com este negócio de revista em quadrinhos). São todos amigos, mas nós mesmos temos sempre um ou outro amigo que nos sacaneia o tempo todo.

     Nas hostes monárquicas brasileiras, lá mesmo em Porto Alegre, o meu cunhado Marcelo Niederauer que já fez campanha para Fernando, acho sobrenome Bonatti, a presidente da República – e claro que se ganhasse voltaríamos a ser uma monarquia, coisa que, se Lula conseguir mais duas eleições vai transformar o país e passará a se chamar Lula Molusco I – garantia-me certo tempo atrás, que o caminho para a solução dos problemas brasileiros passa pela unção de um rei.

   Em sua opinião o povo brasileiro gosta mesmo é de reis e aí estão Roberto Carlos e Pelé, dentre outros. Lembra que aqueles que querem se mostrar o bambambam do negócio se diz rei do pedaço. Temos "O Rei da Chaparia", "O Rei do Hot Dog", "O Rei da Pamonha", "O Rei da Picanha" e até a "Rainha da Cocada Preta".

    O fato de Juan Carlos I dar uma de macho e mandar Hugo Chavez engolir suas palavras, veio na hora certa para o Partido da Real Democracia. Existe mesmo, acredite. Tem até um site. Com o fato o partido fortaleceu seu congresso que está acontecendo, desde anteontem, e vai até amanhã, no Hotel Braston Augusta, em São Paulo. Agora só falta dom Sebastião surgir no horizonte. "Viva el Rey!", viu meu rei!

______________________________________________________________________